terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Metas para 2016




Eai galera, hoje vou escrever quais são minhas metas pessoais para 2016, sendo que algumas dessas metas desencadeiam ou são predecessoras de metas para os próximos anos, então vamos lá, vejam o quadro abaixo:

METAS PARA 2016

Descrição
Tipo de meta
Custo / Dependência
Prioridade
Meta 1   
Alugar um apartamento perto do serviço
Moradia
Custará no mínimo 15 mil por ano
ALTA
Meta 2
Estudar para concurso da área fiscal
Estudos
De 2 a 4 horas por dia, exceto domingo
ALTA
Meta 3
Fazer cursinho preparatório para área Fiscal assim que sair
Estudos
De 2 a 4 mil reais
ALTA
Meta 4
Passar em concurso da área fiscal assim que sair
Estudos
Custos de Meta 1 e Meta 2
ALTA
Meta 5
Perder 15 KG
Saúde
Seguir dieta + 30 min de corrida por dia
MÉDIA
Meta 6
Aportar 30 mil reais até dia 31/12/2016
Financeira
Aportar 3 mil reais por mês
MÉDIA
Meta 7
Ter no mínimo 60 posts no blog até dia 31/12/2016
Hobby
Achar tempo para escrever
MÉDIA
Meta 8
Tirar boa nota no ENEM 2016 (ou 2017)
Estudos
Achar tempo para revisar conteúdo do ensino médio
BAIXA
Meta 9
Passar para Direito em Universidade Federal pública no SISU no início de 2017 (ou 2018)
Estudos
Depende da Meta 7
BAIXA
Meta 10
Fazer 3 passeios para cidades próximas (sem gastar muito)
Hobby

BAIXA


Meta 1 - Alugar um apartamento perto do serviço – Prioridade ALTA


Hoje moro com meus pais, o que me ajuda a aportar muito mensalmente. Porém morar longe está acabando com minha saúde, meu animo e disposição para novos desafios.

Moro a 17 km do serviço, gasto 30 minutos de moto, 1 hora de carro e umas 2 horas de ônibus para chegar ao serviço(vocês que moram em SP vão dar risada, mas tenho uma saúde péssima). Não consigo ir pra casa na hora do almoço e descansar, e de noite durmo muito pouco.  Preciso dar um basta a essa rotina degradante a minha saúde.

Morando perto poderia ir a pé até o serviço, poderia dormir na hora do almoço (o que me daria disposição para enfrentar um cursinho de noite). Sei que vou gastar tempo fazendo tarefas de casa (lavar, limpar, fazer compras, etc...), mas ainda assim, aposto que me faria um upgrade.
Vou fazer postagem sobre essa mudança logo, acompanhem...


Meta 2 - Estudar para concurso da área fiscal  - Prioridade ALTA


Estudar para o concurso é uma meta que depende somente de mim, eu não preciso aguardar publicação de edital ou posicionamento do governo. Estudar só é sempre cansativo, e se não tiver foco, se torna tempo perdido.

Pretendo criar uma postagem mensal no blog, cujo título será Relatório mensal de progresso nos estudos - mês/2016”, onde descreverei quais foram minhas táticas de estudo no mês, quais conteúdos abordei, dificuldades, análise de cobertura de editais anteriores, etc...

Outra postagem que será lançada no blog, mas sem frequência definida, pois dependerá dos lançamentos de concursos e também do meu interesse por eles, terá título de Análise de edital de concurso publicado – ORGÃO/ESTADO – Banca organizadora
Espero que vocês acompanhem e comentem sempre, pois será motivador.


Meta 3 - Fazer cursinho preparatório para área Fiscal assim que sair  - Prioridade ALTA


Estudar sozinho sempre deixa brechas de conteúdo, seja por esquecimento ou mesmo dificuldade de aprender, então defino como segunda meta de 2016, fazer um cursinho preparatório para a área fiscal assim que sair algum (de boa qualidade). Geralmente empresas especializadas em cursos preparatórios chamam esses cursos de “semi intensivo área fiscal”, ocorrem de segunda a sábado, 4 horas por dia.

O preço é salgado, geralmente custam entre R$ 1.500,00 a 4.000,00, e se não for levado a sério, é perda de tempo e dinheiro.


Meta 4 - Passar em concurso da área fiscal assim que sair  - Prioridade ALTA


Apesar da crise que assola o país, estou confiante que entre 2016 e 2017 serão lançadas várias vagas para concurso na área fiscal, uma delas será minha!
Coloquei como meta para 2016, mas não depende apenas de mim.


Meta 5 – Perder 15 KG em 2016  - Prioridade MÉDIA


Hoje tenho 1,70 m de altura e peso 90 kg, estou com IMC de 31,14, situação Obesidade grau 1. Considero estar com 20 Kg de massa gorda, a meta é perder pelo menos 15 KG em 2016 (pouco mais de 1 Kg por mês), o que não será difícil.

De aparência, não estou horrível ainda, meu peso é bem distribuído e me faz um homem troncudo.  Mas para ganhar músculos preciso perder toda essa massa lixo e danosa do meu corpo.

Acompanhe o meu blog, todo final de mês (a partir de fevereiro) irei fazer uma postagem com o seguinte título:  “Relatório mensal da saúde - mês/2016”, onde vou descrever a minha dieta e rotina de exercícios, além dos resultados alcançados.


Meta 6 – Aportar 30 mil reais em 2016  - Prioridade MÉDIA


A meta financeira desse ano é baixa, espero aportar no mínimo 30 mil reais (dá R$2500 por mês), não estou considerando aqui 13º nem férias. Estou deixando baixo assim pois ainda não tenho noção de quais serão meus gastos com estudo nem moradia no ano.

Todo final de mês haverá uma postagem com o título “Atualização patrimonial mês/2016”


Meta 7 – Ter no mínimo 60 posts no blog até dia 31/12/2016  - Prioridade MÉDIA


Já levantei quais serão as 60 postagens, pelo menos os títulos delas estão definidos rsrsrs... Agora precisarei conciliar a rotina de estudos x exercícios físicos x manutenção do blog. Dará uma média de 5 postagens por mês, Acredito que será plenamente possível. Acompanhem....


Meta 8 – Tirar boa nota no ENEM 2016 (ou 2017)  - Prioridade BAIXA


Faz 10 anos que terminei o Ensino Médio, vou ter que revisar alguns conteúdos para conseguir atingir esta meta. Me consumirá tempo, precisarei avaliar, mas como coloquei na tabela, a prioridade desta meta é baixa, e não me frustrarei caso não seja atingida. A meta 9 depende desta.


Meta 9 - Passar para Direito em Universidade Federal pública no SISU no início de 2017 (ou 2018)


Depende da meta 8, possui prioridade baixa para este ano. Muitos dizem que a área do direito está saturada, e eu concordo com isso, mas logo farei uma sequência de postagens que vão deixar claro o meu ponto de vista e quais são meus objetivos com o curso.

Meta 10 -  Fazer 3 passeios para cidades próximas (sem gastar muito)  - Prioridade BAIXA


Vivo em um estado cheio de belezas naturais bem próximas onde moro.  Eu quero ser frugal, mas não quero ser uma múmia presa no meu sarcófago. Sair e passear faz bem, desde que não se gaste muito.
Sem contar que a sociedade lixosa valoriza a publicação de fotos em redes sociais, isso aumenta meu valor de mercado.

Farei postagens referentes a dicas de viagens sempre que possível, acompanhem...



3 comentários:

  1. Interessante, gostei das suas metas. Apesar de ser contra o funcionalismo público, nesse país, infelizmente é a melhor opção para se ter uma vida um pouco mais equilibrada, financeira e mentalmente.

    Lhe desejo sorte, e fico no aguardo os próximos posts. Só uma dúvida, qual sua faixa de idade?

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Acabei de conhecer teu blog e tenho um comentário que acho que pode contribuir com a meta de perder peso: dê uma pesquisada, pois treinamento de força/hipertrofia/musculação, em alta intensidade, é muito mais eficiente para perder massa gorda do que corrida ou qualquer aeróbio em baixa intensidade. Se for correr, faça HIIT. :)

    ResponderExcluir