sábado, 16 de janeiro de 2016

Cancelar ou não o plano de saúde? parte 1

Caros,

Recentemente passei raiva com meu plano de saúde, eu tive dificuldade para achar um médico da especialidade que eu estava precisando, só encontrei 2 que atendiam pelo plano, porém só tinham vagas para consulta um mês depois do contato.


Enquanto na cidade há muitos outros médicos dessa especialidade, porém que atendem apenas em particular, com valores das consultas variando de 200 a 300 reais.


Tenho gastado quase 3 mil reais por ano com o plano de saúde, e uso para fazer no máximo 3 consultas por ano, então tenho pensado seriamente em cancelá-lo.


Existem exames e cirurgias que custam bem mais de 3 mil reais, sem contar internações. E depender do Sistema Único de Saúde (SUS) é um pé na cova.


O que tenho pensado é que ao invés de pagar o plano, eu iria aportar o valor mensalmente e investi-lo.


3 mil reais é troco de pão? a longo prazo seria benéfico aportar esses valores considerando que eu vou pouco ao médico? vale a pensa correr esse risco?


Ainda estou estudando a situação, existem vantagens e desvantagens, então eu vou fazer uma parte 2 para essa postagem em breve, onde descreverei todos os motivos pela decisão a qual ainda vou tomar.


Enquanto isso, deixem ai qual é sua opinião a respeito desse assunto?


Outras postagens que você possa gostar:


Custo de oportunidade


Alugar ou comprar um imóvel


Metas para 2016


Dieta para emagrecer rápido e barato


Descrição inicial do BLOG

16 comentários:

  1. Isso vai depender muito de seu estilo de vida, de como você se cuida e da sua idade. Se você ainda tiver por volta dos 25 anos, sem nenhum problema de saúde crônico e for uma pessoa que se cuida bem, dá pra ficar alguns anos sem ter plano, pagando apenas algumas consultas eventuais. Eu fiquei sem nenhum plano entre meus 24-28 anos, valeu apena, mas foi um risco que optei por correr, porém quando você vai passando dos 30 anos acho que o risco não compensa mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente, e se caso o Dr. Muquirano não for motociclista, é ainda menos necessário o plano de saúde (plano de saude só serve mesmo p/ amenizar prejuizo em caso de internação e grandes cirurgias)

      Excluir
  2. Acho que vale sim a pena cancelar. Veja bem, essa máfia de safados está aumentado já faz alguns bons anos os preços acima da inflação, isso é um absurdo.
    Caso seja necessário uma internação/emergência, o sus funciona, mesmo que não seja de forma top.
    Caso infelizmente vc esteja em cidades com problemas acima do normal no sus (não querem dar remédios/cirurgias para o deus dará), basta ir numa defensoria pública e os enrabar com uma ação judicial.
    Essa máfia médica precisa tomar bem forte no rabo para aprender a dar valor.
    E aos chorões mimizeiros dos "ai, depois da idade tal tem que ter. Ai, com saúde não se brinca, mesmo com valores altos", eu voz digo, seus anencéfalos, continuem pagando 15-20% de aumento por ano, que daqui a pouco darão a metade de seus salários para essa máfia safada.
    Muquirana, aporte a grana normalmente e use o sus de forma preventiva. Por exemplo, se acha que vai precisar consultar com um especialista daqui a 4-6 meses, marque a consulta agora, até eles ter chamarem ficará na sua previsão.
    Demais eventualidades com especialistas (em que não pode esperar) não tem jeito, é desenbolsar a grana, que sai bem mais barato do que a safadeza do plano de saúde.

    ResponderExcluir
  3. Cara, plano de saúde com as regras atuais é feito para te foder
    Faz 3 anos que não tenho, simplesmente vou lá e pago a consulta. É até melhor que o médico / dentista não te enrola
    Tratamento de cÂncer do governo é muito melhor que o do privado, por incrível que pareça

    Agora uma coisa é certa, se acontecer algum acidente e você tiver de ficar hospitalizado, você tá fudido sem plano de saúde, então você pode considerá-lo como seguro contra acidentes graves

    Plano de saúde no brasil é caro porque todo deputado filho da puta quer colocar algum serviço obrigatório no plano como RPG e fisioterapia
    Bastava o de internação e olhe lá

    Se por acaso acontecer algo, você sobreviver, e ficar deficiente, melhor se matar logo e esperar nascer de novo

    ResponderExcluir
  4. Depende do seu estilo de vida. Eu que viajo muito, acho imprescindível o plano pois caso algum acidente aconteça na estrada e eu precise ser internado, não dependerei do sus. Simples assim. Porém o meu plano é o mais baratal possível, pois realmente só acho útil para esse caso.

    ResponderExcluir
  5. Se você tiver uma gripe, um resfriado, algo simples, você estará fudido no SUS, porque simplesmente, não vale a pena o transtorno de esperar horas na fila para ser mal atendido, e nesse sentido o SUS é um péssimo sistema de saúde.

    Agora se você precisar de uma cirurgia mais complexa, estiver com câncer de qualquer gravidade, o SUS é um excelente sistema. As vezes demora um pouco até você ser diagnosticado e começar o tratamento. Mas à partir do momento que você começa, não para e você terá um tratamento extremamente caro à sua disposição. Não sei onde você mora, mas aqui em São Paulo, apesar dos pesares, o sistema para essas coisas funciona de forma razoável.

    Agora se você está no nordeste, Rio de Janeiro, melhor fazer o plano, para ter uma garantia a mais.

    E como disseram, não vejo necessidade de ter plano de saúde quando se é muito jovem. Se você leva uma vida razoavelmente saudável, abaixo dos 40 anos e mora em São Paulo, não vale muito apena ter um plano de saúde, porque se você sofrer um acidente grave, terá atendimento sim.

    Eu mesmo não tenho plano e quando preciso de algo, prefiro pagar a consulta com um bom profissional. É o que venho fazendo e continuarei a fazer por um bom tempo.

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Plano de saúde existe para pagar internação, UTI. Sabe quanto custa isso? 10 mil reais o dia.
    Como se paga isso?
    Com plano de saúde.
    Se ficar sem plano, dependendo da sua idade, nunca mais conseguirá um. Aí colega, é caixão.
    Meu plano paga consulta e exame. Mas não é para isso que mantenho plano.
    Não existe essa de que hoje eu sou fodão, saudável. Amanhã vc pode morrer? Pode. Então é claro que amanhã vc pode precisar de uma internação.
    Enfim, plano de saúde, seguro de carro e seguro residência, eu pago para não usar. Mas pago.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. É igual seguro de carro. Você não paga apenas se o carro não te faz falta, ou se vc consegue comprar outro a vista sem stress.
    Tratando-se de saúde, a primeira opção é indiscutivel. Já a segunda, você tem que avaliar. Esta disposto a pagar o preço de uma internação/cirurgia? Que é equivalente a comprar o carro em caso de roubo.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a maioria dos comentários acima, DM. Plano de saúde, na prática, é seguro contra graves acidentes. Recomendo você buscar algum plano de saúde que esteja vinculado a um hospital em específico. Em SP, tem o Cruz Azul Saúde, que está vinculado ao Hospital Cruz Azul. O plano em si é fraco, porém o Hospital é muito bom, e o investimento é relativamente baixo (conheço casos de cerca de 1500 reais anuais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho plano ambulatorial hapvida cobre urgencia e emergencia consultas e exames 180 por mes uso porem vale pena e muito sunjetivo

      Excluir
  9. Olá...acho que deve continuar com o plano de saúde. Se algum dia precisar de uma cirurgia, vai agradecer por ter um plano. Qualquer cirurgia particular de procedimento simples não sai por menos de 20 mil reais.

    ResponderExcluir
  10. Eu tive um problema de saúde, tive que ser internado de emergência, fui num dos melhores hospitais da cidade, entrei em choque e precisei passar uma cirurgia de emergência, depois alguns dias na uti e outros internado no apto. Total da brincadeira foi R$30.000,00, fora que se eu precisasse de SUS com certeza estaria morto pois a cirurgia não seria feita a tempo. Aproveito todo ano já que tenho plano e peço pro meu médico fazer um exame de sangue completo (que custa cerca de R$400-600,00), então pra mim você deve permanecer com o plano sim.

    ResponderExcluir
  11. na sua associação de classe / sindicato da sua carreira pública não oferecem um plano corporativo ?
    Também tem associações de funcionários públicos do Estado ADASP-MT?

    ResponderExcluir
  12. Eu pago por ano 32.000,00 e ja nao tô maia conseguindo pagar pq nao segue meus rendimentos(aluguel)preciso de opinião p tomar a decisão de cancelar,ja tenho há 5 anos e tô com a corda no pescoço p pagar todo mês.Me ajudem a decidir por favor.

    ResponderExcluir
  13. Plano ambulatorial hapvida cobre urgencia e emergencia consultas e exames isso e relativo muito

    ResponderExcluir