sábado, 9 de julho de 2016

Honda CIVIC Zero km: Uma análise de custos na aquisição, bonus: Civic x Camaro x 320i- Com Adendo!!


Eai cambada, finalmente está saindo a postagem sobre o Honda CIVIC

São muitas informações, mas qualquer dúvida pode deixar um comentário.



Carrão que já foi meu

História



No final de 2013, eu tinha acabado de assumir um concurso com um salário razoavelmente bem, e estava com 6 anos de uso de uma motinha 125cc, a minha ideia inicial era trocar para uma moto maior, acima de 300cc.
Na troca de ideias de bar com amigos, discutíamos se era melhor comprar um carro ou uma moto de maior cilindrada, resposta que depende de várias variáveis.

Acabei mudando de ideia, e decidi adquirir um carro, mas eu não queria qualquer carro, eu queria um carro foda.

Na época meus aportes mensais eram na casa dos 4 mil reais, então decidi esperar mais um pouco, do final de 2013 até maio de 2014, para que eu pudesse juntar uma quantia significativa.

Nesse tempo eu avaliei vários carros, fiz teste drive no Renault Duster, Renault Fluence, Chevrolet Cruze, Toyota Corolla, VW Golf 2.0, Honda City e Honda Civic.

Analise do baque financeiro geral

Eu juntei dinheiro durante 6 meses, comprei o Honda Civic LXR 2.0 zero km, ano 2014.

A compra foi um mês antes do facelift que o CIVIC sofreu no modelo 2014/2015, para quem não sabe o que é facelift, é como se fosse mudar de geração, mas mudando apenas alguns detalhes estéticos.

Então, a concessionária estava fazendo promoções para acabar com o estoque da versão antiga para que o facelift chegasse. A versão que eu comprei custava R$ 76.000,00, mas em razão do facelift, comprei por R$ 73.000,00.

Porém, só comprei por causa da promoção 60% de entrada, e o restante em 24 vezes sem juros. Seria um financiamento sem juros pela própria Honda.

Dei R$ 45.000,00 de entrada e dividi R$ 28.000,00 em 24 vezes de R$ 1.166,66 (porém quitei em 12 para vender)

Abaixo colocarei cálculos de 2 cenários.

No primeiro cenário, eu considero o uso do "custo de oportunidade", já fiz uma postagem que eu falava sobre esse assunto, dê uma lida depois:  link

Porém o cálculo que usei para fazer o custo de oportunidade do primeiro ano não foi 100% realístico, pois me baseei apenas nas despesas fixas como entrada e parcela do carro, já que os outros custos poderiam variar e ocorrer em diversas datas.

Já no cálculo do custo da oportunidade do segundo ano, considerei todo o valor que eu poderia ter tido no primeiro ano.


Cenário 1 – Considerando o CUSTO DE OPORTUNIDADE

Custo do PRIMEIRO ano 

Nesse 1º ano dei de entrada R$ 45.000, paguei 12 parcelas de R$ 1.166,66.

Não se assuste com o seguro particular de automóvel, seguro de carro para homens solteiros é altíssimo, principalmente até os 35 anos.

Para um carro de R$ 73.000, o seguro ficou R$ 5.000,00. Isso porque cotei em vários locais, e este foi o menor valor. Além do valor do seguro em si também tem a taxa para acionar o seguro (franquia), que no meu caso beirou os R$ 2.000 reais, somando os dois, dá R$ 7.000,00, quase 10% do valor do veículo meus amiguinhos, nada fácil né?

Outro número que assusta no cálculo é o valor anual gasto com gasolina, e o Civic nem é tão beberão assim, eu fazia 7 Km/l no alcool e 9,5 km/l na gasolina, gastando uns R$ 400 por mês. 

Eu andava em média uns 1200 km por mês (30~40 km por dia).

Entrada
 R$                 45.000,00
Parcelas 12 x R$  1.166,66
 R$                 14.000
Seguro particular
 R$                   5.000,00
IPVA
Isento 1º ano
Licenciamento, DPVAT
 R$                      350,00
Gasolina por ano (R$ 400,00 x 12 meses)
 R$                   4.800,00
Estacionamento (R$ 40,00 x 12 meses)
 R$                      480,00
Lavagem ( R$ 30,00 x 12 meses)
 R$                      360,00
Acionamento de franquia seguro (batida)
 R$                   2.000,00
Pneu furado
 R$                      350,00
Revisão
 R$                      500,00
Custo de oportunidade ano 1(ANEXO 1)
 R$                   6.830,43
TOTAL 1º ANO
R$ 78.872,30
Total desconsiderando entrada
R$  33.872,30
Média mensal 1º ano
R$    6.572,69
Média mensal 1º ano (desconsiderando entrada)
R$ 2.822,69

Reparem que no fim do primeiro ano ainda faltam R$ 14 mil reais para quitar o carro, e os custos que eu tive já passaram em mais de R$ 5 mil o valor total do carro.

A média de custo mensal do primeiro ano ficou R$ 6.572,69, isso devido a alta entrada.  Logo isso não representa o que era abocanhado do meu salário mês a mês. Coloco a média mensal desconsiderando a entrada, e ela ficou em R$ 2.822,69. Isso já era mais próximo do que eu gastava por mês;

Você poderia dizer que isso não se aplica a maioria dos bostileiros, que compram carros em prestações a perder de vista, pegam financiamento, e "acham" que a média de custo mensal com o carro é baixa. 

 Alguns chimpas teriam a coragem de financiar um Civic em 60 meses a taxa de 2% ao mês, pagando quase dois carros.

Então o que eu fiz foi extremamente custoso, porém paguei somente um carro.


Custo do SEGUNDO ano 

Como eu falei no início da postagem, eu fiquei com o carro apenas um ano, pois vendi, então a tabela abaixo é apenas para termos noção de como seria.

Repeti boa partes dos gastos, não tem mais o alto valor da entrada na conta, porém já entra o pagamento do IPVA (1º ano é isento) e o custo da revisão aumenta (a cada 10 mil km ou a cada 1 ano).

O custo de oportunidade do segundo ano é maior do que o primeiro, pois ai já considero na conta o valor que eu poderia ter se não tivesse comprado o carro (R$ 78.872,30), veja o cálculo no anexo 2.

Parcelas 12 *R$  1.166,66
 R$                 14.000,00 
                                Seguro particular
    R$               5.000,00
IPVA
 R$                   1.800,00
Licenciamento, DPVAT
 R$                      350,00
Gasolina por ano (R$ 400,00 * 12 meses)
 R$                   4.800,00
Estacionamento (R$ 40,00 * 12 meses)
 R$                      480,00
Lavagem ( R$ 30,00 * 12 meses)
 R$                      360,00
Acionamento de franquia seguro (batida)
 R$                   2.000,00
Pneu furado
 R$                      350,00
Revisão
 R$                   1.000,00
Custo de oportunidade ano 2 (ANEXO 2)
 R$                   8.818,47


TOTAL 2º ANO
 R$                 39.158,47


Média mensal ano 2
 R$                   3.263,21

A média de gastos do segundo ano sobe (comparado ao valor desconsiderando a entrada) para R$ 3.263,21


Total despedido com o carro em 2 anos no Cenário 1 : R$ 117.830,77 (considerando o CUSTO DE OPORTUNIDADE)


Cenário 2 - Sem considerar o custo de oportunidade

Entrada de R$ 45.000, e parcelando R$ 28.000 em 24 x sem juros, SEM CONSIDERAR O CUSTO DE OPORTUNIDADE


Gastos do primeiro ano

Entrada
R$                 45.000,00
Parcelas 12x R$ 1.166,66
R$                 14.000,00

Seguro particular
R$                   5.000,00
IPVA
ISENTO 1º ano
Licenciamento, DPVAT
R$                      350,00
Gasolina por ano (R$ 400,00 * 12 meses)
R$                   4.800,00
Estacionamento (R$ 40,00 * 12 meses)
R$                      480,00
Lavagem ( R$ 30,00 * 12 meses)
R$                      360,00
Acionamento de franquia seguro (batida)
R$                   2.000,00
Pneu furado
R$                      350,00
Revisão
R$                      500,00

TOTAL 1º ANO
R$   72.840,00
 Total desconsiderando a entrada
R$ 27.840,00
média mensal ano 1
R$   6.070,00
Média mensal desconsiderando entrada
R$ 2.230

Gastos do segundo ano 

12 x R$1.166,66
 R$                 14.000,00
Seguro particular
 R$                   5.000,00
IPVA
 R$                   1.800,00
Licenciamento, DPVAT
 R$                      350,00
Gasolina por ano (R$ 400,00 * 12 meses)
 R$                   4.800,00
Estacionamento (R$ 40,00 * 12 meses)
 R$                      480,00
Lavagem ( R$ 30,00 * 12 meses)
 R$                      360,00
Acionamento de franquia seguro (batida)
 R$                   2.000,00
Pneu furado
 R$                      350,00
Revisão
 R$                   1.000,00


TOTAL 2º ANO
R$           30.140,00


Média mensal ano 2
R$             2.511,67


Total despedido com o carro em 2 anos no Cenário 2 : R$ 104.780,00 (sem considerar o CUSTO DE OPORTUNIDADE)




O painel do carro é voltado para o motorista, deixando para o passageiro apenas o porta luvas, quase um "chega pra lá" nas feminazis, é algo do tipo "fica sentada ai que quem manda aqui sou eu". Acho muito foda isso no Civic.

Painel Voltado ao motorista


Bonus : Civic x Camaro x 320i

Com base nos cálculos do Civic acima, podemos fazer uma análise dos três carros abaixo:

HONDA New Civic Sedan EXR 2.0 Flexone 16V Aut. 4p Chevrolet Camaro SS 6.2 V8 16V 406cv BMW 320iA 2.0 Turbo/ActiveFlex 16V 184cv 4p




 



Tabelas abaixo extraídas do site Tabela FIPE

Veja abaixo, um Honda Civic top de linha zero KM, a versão EXR com motor 2.0 e teto solar, sai por R$ 93.210,00

Modelo:
Honda Civic Sedan EXR 
2.0 Flexone 16V Aut.     4p
Mês de referência:
julho de 2016
Código Fipe:
014075-9
Marca:
Honda
Ano Modelo:
Zero KM a Gasolina
Autenticação
cgk6dn2n049p
Data da consulta
terça-feira, 5 de julho de 2016 20:49
Preço Médio
R$ 93.210,00


Abaixo coloquei duas tabelas lado a lado, a do lado esquerdo é a versão zero km mais acessível do GM Chevrolet Camaro, saindo por míseros R$ 209.697,00 

Do lado direito é a mesma versão do Camaro, mas já com 5 anos de uso, saindo por R$ 132.850,00.
Diferença de R$ 74.847,00 entre o Camaro novo e 5 anos de uso, daria para comprar a versão mais básica do Honda Civic zero km.

Modelo:
GM Chevrolet Camaro 

SS 6.2 V8 16V 406cv


ZERO KM
Mês de referência:
julho de 2016
Código Fipe:
004371-0
Marca:
GM - Chevrolet
Ano Modelo:
Zero KM a Gasolina
Autenticação
k755v9w7t8p
Data da consulta
terça-feira, 5 de julho de 2016 20:48

Preço Médio
R$ 209.697,00


Modelo:
GM Chevrolet Camaro 

SS 6.2 V8 16V 406cv

5 anos de uso
Mês de referência:
julho de 2016
Código Fipe:
004371-0
Marca:
GM – Chevrolet
Ano Modelo:
2012 Gasolina
Autenticação
hb2016l1sxcld
Data da consulta
terça-feira, 5 de julho de 2016 20:48

Preço Médio
R$ 132.850,00
Então a questão que levanto aqui na blogosfera é: Vale a pena sonhar em ter Camaro algum dia aqui no BRASIL? para nós que estamos ralando para conseguir a independência financeira acredito que não valha a pena. 

Pense comigo, para nos aposentarmos com uma renda de R$ 10.000 por mês precisaríamos de R$ 2.000.000,00 (dois milhões) na poupança (0,5% ao mês), e ainda sim, esses 2 milhões não gerariam  no futuro os 10 mil que valem os 10 mil de hoje, em razão da inflação.

Um Camaro zero km vale 10 % desse montante todo, o que por si só fica absurdo.
Você não andaria com um carrão desses por ai desprotegido né?  eu andei fazendo uns cálculos de seguro do Camaro, que podem chegar a R$ 20.000 reais por ano, dependendo do sexo e idade do motorista. (lembre que eu gastei 5 mil com o Civic, 25 anos, solteiro, homem).

Outro fato é o motor do Camaro, é um 6.6 cilindros, o do Civic chega a 2.0, se eu gastei R$ 4.800 por ano com combustível, quanto você acha que gastaria com um Camaro?

Se pestanejou em pegar o com 5 anos de uso, vai ter que fazer revisões caríssimas, geralmente os que compram sem ter condições acabam fazendo manutenções precárias, talvez em uma cidade grande como São Paulo se encontre peças e mão de obra barata, mas em cidades com até 1 milhão de habitantes a coisa complica. E lembro que o transito de São Paulo é horrível, associe isso de novo ao consumo do combustível, ai fode tudo.  

Se a média liquida de gasto com um Honda Civic está pela casa dos R$ 2.500, de um Camaro deve bater na casa dos R$ 6.000 líquidos mensais de gasto. E qual renda passiva você teria para viver?
Eu gostei muito do Honda Civic e recomendo para qualquer um, é um carro incrível por completo e atente todas as necessidades. Mas sabemos que o status dele com as mulheres não é unanime como um Camaro.  

Então lhe tragos uma sugestão de veículo a se pensar, é a BMW 320i 2.0 de 184cv, tem seguro caríssimo igual ao Camaro, mas bem mais barato, a versão zero KM sai quase o mesmo preço do Camaro com 5 anos de uso.

Modelo:
BMW 320iA 2.0 Turbo

/  ActiveFlex 16V 184 cv 4p      
Mês de referência:
julho de 2016
Código Fipe:
009164-2
Marca:
BMW
Ano Modelo:
Zero KM a Gasolina
Autenticação
hddvdy0rqbp
Data da consulta
terça-feira, 5 de julho de 2016 20:53
Preço Médio
R$ 133.973,00



Conclusão


Chego a conclusão que o Civic é o carro do chimpa bostileiro bem sucedido, é um carro que atente bem em todos os níveis.

Ao contrário do Camaro, que é um sonho de carro para nós que não nascemos em berços de ouro e temos que lutar para pelo menos termos uma sombra para descansar depois de velhinho. Infelizmente Camaro é carro para pessoas muito milionárias aqui no Brasil, que tenham no mínimo 5 milhões para que possam sustentar o carro e ainda ter uma renda passível para viver bem.

Possivelmente, quando eu atingir a independência financeira, terei uma BMW 320i, não é tão caro quanto o Camaro, e tem alto STATUS, o suficiente para um JPBF humilde como eu rsrsrs.

Voltando ao Honda Cívic, se eu não tivesse o comprado, hoje eu teria mais de R$ 140.000,00 reais de patrimônio, foi um enorme atraso financeiro na minha na vida mas serviu de grande aprendizado, e me ajudou a perceber o valor das mulheres.

Vocês compreenderam o custo de oportunidade? esse é um conceito chave que devemos levar em consideração antes de fazer qualquer besteira financeira.

Desculpe-me pela demora para fazer essa postagem, ela ainda está incompleta e eu teria muita coisa para falar.


Um forte abraço, deixem um comentário para eu saber se gostaram ou se tiveram alguma dúvida.



ADENDO 1 para sanar as dúvidas

Galera, eu fiquei com o carro só um ano, decidi vendê-lo na hora que comecei a cotar seguro para o segundo ano, e vi que ficaria no mesmo patamar (R$ 5 mil), e isso me assustou.

Meu custo real com o carro em apenas UM ano foi de R$ R$ 88.640,00,  média mensal de R$ R$ 7.386,66 (considerando a entrada). Eu só não gastei mais porque não foi financiado, foi promoção taxa zero.

Vendi o carro por R$ 63.000,00, desvalorização de R$ 10.000 em um ano.

Porém minhas perdas totais com o carro ficou em R$ 25.640,00.

Depois que eu vendi o carro comprei uma moto mini-esportiva, que também será tema de alguma postagem no futuro.


ANEXO 1 -
CUSTO DE OPORTUNIDADE CENÁRIO 1 Ano 1

Rendimentos obtidos com uma taxa de 0,85% am

Meses
Despendido no mês 
Valor que eu teria
Custo de oportunidade cenário 1 - ano 1
0
 R$             45.000,00
R$ 45.000,00
R$ 382,50
1
 R$              + 1.166,67
R$ 46.549,17
R$ 395,67
2
 R$            +   1.166,67
R$ 48.111,50
R$ 408,95
3
 R$           +    1.166,67
R$ 49.687,12
R$ 422,34
4
 R$            +   1.166,67
R$ 51.276,12
R$ 435,85
5
 R$             +  1.166,67
R$ 52.878,64
R$ 449,47
6
 R$             +  1.166,67
R$ 54.494,77
R$ 463,21
7
 R$            +   1.166,67
R$ 56.124,64
R$ 477,06
8
 R$            +   1.166,67
R$ 57.768,37
R$ 491,03
9
 R$           +   1.166,67
R$ 59.426,07
R$ 505,12
10
 R$          +    1.166,67
R$ 61.097,86
R$ 519,33
11
 R$           +    1.166,67
R$ 62.783,85
R$ 533,66
12
 R$          +   1.166,67
R$ 64.484,18
R$ 548,12


R$ 65.032,30



TOTAL=
R$ 6.032,30


ANEXO 1 -
CUSTO DE OPORTUNIDADE CENÁRIO 1 Ano 2

Rendimentos obtidos com uma taxa de 0,85% am

Meses
Despendido no mês
Valor que eu teria
Custo de Oportunidade cenário 1 – ano 2
0
R$ 78.872,30
1
+R$1.166,66
R$ 80.038,97
R$ 680,33
2
+R$ 1.166,67
R$ 81.205,63
R$ 690,25
3
+R$ 1.166,67
R$ 82.372,30
R$ 700,16
4
+R$ 1.166,67
R$ 83.538,96
R$ 710,08
5
+R$ 1.166,67
R$ 84.705,63
R$ 720,00
6
+R$ 1.166,67
R$ 85.872,30
R$ 729,91
7
+R$ 1.166,67
R$ 87.038,96
R$ 739,83
8
+R$ 1.166,67
R$ 88.205,63
R$ 749,75
9
+R$ 1.166,67
R$ 89.372,29
R$ 759,66
10
+R$ 1.166,67
R$ 90.538,96
R$ 769,58
11
+R$ 1.166,67
R$ 91.705,63
R$ 779,50
12
+R$ 1.166,67
R$ 92.872,29
R$ 789,41
TOTAL=
R$ 8.818,47

32 comentários:

  1. Aleluia!!!!!!!!!!!!!!!

    Finalmente postou o tão aguardado post do Civic, seu porra. Vê se não enrrola mais e continue postando assuntos interessantes como este. Seu blog é legal, e a despeito dessa pequena trolada, curto muito seu blog e sua persona. Abs!

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  2. Cara, legal o post. Por favor faça posts contando as experiências que você teve com o carro, em relação a sociedade, relacionamentos, etc.

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    1. Obrigado por comentar! pode esperar que terá mais postagens que citarei o carro! abraço!

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  3. Cara, carro zero é a maior burrada que se pode fazer. Se quer status e ao mesmo tempo não perder muito dinheiro, compre um carro de uns 5 a 8 anos atrás. O preço fica bem mais acessível e já não desvaloriza mais tanto como o zero ou os bem novos.

    De qualquer forma, concordo com você, pra ter um Camaro o sujeito já tem que estar muito bem financeiramente. BTW, eu não acho o camaro bonito, eu preferiria uma BMW 320i ou uma X5, ou Sorento.

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    1. Concordo com o Living of Dividends e com você sobre a questão de possuir um Camaro, sem dúvida que é um carrão, mas é carro de playboy, carro para mostrar, no final das contas é um Chevrolet, é mais para demostrar status.

      Acredito que BMW, Volvo e Audi são carros mais bonitos, carros do macho alfa.

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    2. Verdade Anon. Uma BMW X5 ou 320i são melhores que o Camaro ao meu ver, além de serem mais baratas.

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  4. Muito bom. Acho que tem vários carros bons que dão pro gasto na faixa de 50 a 70 mil. Pra mim gastar mais que isso com carro já seria excentricidade.

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  5. O Civic é um carro muito bom e tem principalmente duas coisas excelentes: o custo de manutenção imbatível, é mais barato que alguns carros populares; e é econômico. Acho que é o carro 2.0 mãos econômico. Morava em uma cidade em que o Civic de um amigo fazia mais de 12kmpl.
    O lado ruim é que ele é um carro mais comum do que os que vc comparou. Mas a nova geração vai vir bastante invocada, com motor turbo e também mais cara.

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  6. Bacana, eu tenho um Civic Si 2008, é um excelente carro, não desvaloriza mais (encontra por 45k um bem conservado) e tem potência de sobra pra qualquer situação.

    Honda e Toyota é o carro certo pra quem cuida e curte cuidar das finanças. Eu tenho o meu desde 2010 e só gastei em combustivel, óleo e pneus desde então.

    Um site bacana para simular esse tipo de coisa é o www.carromonstro.com.br, vocês vão gostar.

    abraço e favoritei!

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  7. Minha burrice foi comprar um carro novo. Comprei aquele Etios da toyota em 2015. Agora quero ficar no minimo uns 10 anos com ele.

    Primo do Mobral

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  8. Se não tiver jeito de ficar sem carro, melhor alugar um HB20 completo por R$ 1350,00/mês. Não terá dor de cabeça com documentação, manutenção, depreciação e sempre terá um carro 0Km. Visto que, pelo opinado pelo autor, só de BMW para cima para demonstrar um certo status.

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  9. Ja pensei em me dar de presente um carro top tb... Fiquei entre uma 320 e uma C180. Desisti depois de fazer as contas e continuo com meu carro "velho de guerra".

    Sobre carro zero nao valer a pena, concordo em partes. Meu ultimo carro fiquei 6 anos, nunca me deu problema (so uma vez que levei na css e msm assim a garantia cobriu). Carro zero da pra saber a procedencia... MAs se vc for daqueles que rodam 30k km no ano e trocam de carro igual trocam de cueca, ai eh melhor pegar um usado msm.

    Abrcs,

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  10. Mais uma coisa: conta a historia sobre as mulheres que esse carro te proporcionou!

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  11. Muito boa suas comparações, você faz os cálculos de uma maneira muito boa de se entender.
    Vou tentar usar isso. Obrigado.

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  12. Carro 0km é um bom negócio quando já se está estabilizado financeiramente. A desvalorização é natural e quem compra deveria saber disso. Mas você vai passar alguns anos sem maiores custos e dores de cabeça além de combustível e IPVA.
    O erro é um assalariado que não tem um gato pra puxar pelo rabo parcelar carro em 5 anos e se foder pagando juros, mas se a pessoa tem consciência disso e mesmo assim faz, paciência.
    Como comentou o MEU 1 milhão logo acima diga se ter um civic facilitou ou influenciou a sua vida com mulheres.

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  13. Se for pensar bem são poucos aqui que estão realmente interessados nos custos que o carro tras consigo. povo quer saber mesmo é de como as mulheres reagem frente a quem esta montado numa máquina dessas.


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  14. Muquirano, pode adicionar meu blog a sua lista de blogs? Adicionei o seu!

    Tamo junto rumo a IF :)

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  15. Aparentemente, os Pobretões agora gostam de meninas de bolas.
    Mensagem03 abr 2016, 19:45
    O Facebook trouxe membros maravilhosos para a Real e que contribuem diariamente com materiais, pesquisas, administração, moderação, debates etc.

    Entretanto, nem tudo é perfeito. Também trouxe alguma dor de cabeça. Não vou dizer que começamos isso, porque não fomos nós, foi o pobreta. Mas parece que agora os seguidores do pobretão curtem sentar no quiabo e comer machos fantasiados de mulher.

    Para quem não sabe, Vida Ruim de Pobretão é um blog de péssima qualidade, de um sujeito que se autodeclara "Sílvio Koerich", mesmo não tendo nem 10% da criatividade do original. Todos os antigos são unânimes em afirmar que o sujeito em questão é uma cópia barata do Sílvio Koerich original e não o verdadeiro.

    Entretanto, este sujeito ficou estranhamente popular de uns tempos pra cá, tentando emular a fórmula do velho SK, sendo que a diferença agora é que é totalmente antirrealista e anti-honra.

    Óbvio que sem honra, tem uma grande probabilidade de um movimento se tornar uma merda. E foi o que os JPBF'S começaram a se tornar: Materialistas desonrados, chorões e vitimistas que querem tirar vantagem de tudo e de todos.

    Não bastasse todo o negativismo do meio, agora os caras são apologistas de travestis também.

    Essa tarde um proeminente membro da Real foi expulso do grupo deles por defender o HETEROSSEXUALISMO do homem "beta".

    Sim, o cara foi expulso por ser contra o sexo de betas com travestis. A Pá de cal no movimento dos pobretões.

    Ou seja, o que era uma zueira ta começando a se tornar verdade: os caras estão virando tipo um grupinho LGTB Anti-cristão.

    recomendo que vocês espalhem essa notícia para todos os domínios realistas e NÃO se deixem enganar por essa laia.

    Força & Honra!

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    1. Entre no grupo:
      https://www.facebook.com/groups/irmandadebetaoficial/?fref=nf

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  16. Carro é foda, mas ainda acho que vale mais a pena do que correr o risco de andar de moto. O ideal é não ter carro, mas tem situações que não tem jeito.

    Forte abraço!

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  17. Rapaz, em primeiro lugar, que beleza de post! Os números me assustaram bastante assim como o amigo acima comentou.
    Penso em trocar de carro mas quando lembro que meu popular 2011 já me suga um pouco aí fico imaginando o quanto iria ter que torrar de grana com um carro um pouco melhor.

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  18. DH, é complicado cara... nossa eu piro demais em um Honda Civic!
    Hoje tenho condições de comprar um 0Km, a vistinha... masss né
    hehehe

    Me identifiquei com a sua história do carro, vou fazer um post de quando eu comprei meu Sanderinho hahahah (quase cogitei o civic aliás)

    Grande abraço!

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  19. Muquirana.

    Rapaz, bom demais saber que vc já teve um carro top. Eu já dirigi um Cruze uma vez.

    É foda fazer contas e ver que mesmo fazendo tanto sacrifício ainda não vamos poder ter coisas boas, como um carrão.

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  20. Doutor, qual a principal diferença que vc sentiu em relação ao comportamento das mulheres? É o primeiro post que leio aqui no seu blog, fiquei bem curioso. Abraço.

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  21. Doutor, quais os custos que são obrigatórios, mesmo que o carro seja pago a vista? Vale a pena pagar seguro? Um carro honda ou toyota como vc disse, com 8 anos de uso não vale o gasto, não, pq, quais os problemas e custos? Qual a melhor forma para o pobretão se locomover então, transporte público?

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    1. Olá, os custos que eu coloquei nas tabelas são custos quase que essenciais, você poderia cortar gastos nas lavagens ou estacionamento, mas pode ver que eu coloquei muito pouco o valor nesses itens.
      Uma vez invadiram minha casa e quase levaram o meu carro, eu mesmo tendo seguro eu reagi ao assalto, agora imagina se eu não tivesse seguro? ou mesmo em caso de Perda Total do veículo, se perder 73 mil num piscar de olhos choraria pelo resto da vida. Então, seguro é um custo a se contabilizar sim, nem que vc guarde o dinheiro debaixo do colchão ao invés de contratar seguro, mas contabilize esse valor!
      Um carro desses (Civic) por 8 anos vale demais a pena, o problema é o instinto humano de sempre querer o melhor e mais novo.
      Civic é a melhor forma de um cara que não é milionário, mas alcançou a Independência Financeira se locomover.
      Agora um pobretão mesmo é melhor ficar com uma motinha por uns tempos até melhorar!
      abraço

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